Como precificar serviços médicos? 4 passos para ter um preço justo

Como precificar serviços médicos?
Ao precificar seus serviços você não pode deixar de lado fatores éticos, legais e econômicos. Dentre os fatores éticos, a principal questão é a concorrência desleal. Se seus concorrentes cobram R$400 em uma consulta e você cobra R$100, isso gera um desequilíbrio de valores que pode ser considerado como “mercantilismo” da profissão. Inclusive, tal prática é vetada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
1. Analise os custos do negócio: Despesas fixas; Custo de material; Valor pago em tributações; Taxa da máquina de cartão; Outros custos atrelados. Caso não tenha esses valores levantados , disponibilizamos para você uma planilha modelo.

2. Faça essas perguntas para si mesmo Que tipo de serviço é oferecido?
Qual é o público que eu atendo? Quais atributos, conhecimento e experiência eu carrego no meu currículo? Onde a clínica fica localizada? Qual estrutura você oferece? Quanto tempo é dedicado a cada paciente? Importante: Como está a sua agenda?. Cuidado ao olhar a grama do vizinho!
3. Importante: Como está a sua agenda?Aqui entra um ponto essencial que você também não pode deixar de fora da sua estratégia de preços: a relação entre oferta e demanda. Sua agenda está muito concorrida e tem gente deixando nome para uma lista de espera? Isso significa que a demanda é maior que a oferta e você pode até subir o seu preço que dificilmente perderá clientes. Agora, se você está cheio de espaços vagos na agenda e não consegue preencher tão bem seu tempo de trabalho, isso demonstra que a demanda não é alta. Portanto, NESSE MOMENTO é arriscado puxar os valores para cima.
Para aumentar a demanda, você pode fazer algumas alterações, tais como ampliar a quantidade de convênios atendidos. Ao fazer isso, você será capaz de atrair mais pacientes, mas lembre-se que os valores de honorários são decididos pela operadora e não por você. Uma boa estratégia para preencher a agenda é atender via convênio e utilizar dessa “ponte” para fidelizar pacientes e ampliar a visibilidade da clínica. Essa movimentação pode ajudar indiretamente na conquista de pacientes particulares também (que podem chegar via indicação).

4. Cuidado ao olhar a grama do vizinho! A gente sabe que médicos conversam entre si e discutem sobre valores em eventos e conversas informais. Contudo, fica a nossa dica: não paute seus preços com base na experiencia dos colegas! Afinal, aquilo que funciona para um amigo médico que atende em uma clínica popular pode não funcionar para você, que está mirando pessoas das classes A e B, concorda? De fato, é importante conferir os preços da concorrência para ter uma noção dos valores e até criar uma média do mercado. Isso ajuda muito a manter sua precificação dentro de uma faixa coerente e ética. Mas, tenha em mente que a principal fonte de informação para acertar nos preços é a sua realidade e não a dos demais.
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